domingo, 6 de junho de 2010

Perfeição(?)

Perfeição? Sei que é algo que é algo por que procuram constantemente, exactamente pelo facto da sua inexistência. “O fruto proibido é sempre o mais desejado”. Sim, esta frase é real. Queremos sempre o que não temos, admiramos e desejamos a perfeição, descriminamos e evitamos a imperfeição. Porquê? Porque nunca estamos satisfeitos com o que é nosso, com o que nos rodeia, somos constantemente “do contra”, desejando sempre o contrário do que é nosso. Surge-me também o porquê de não vivermos com o que é nosso, de não nos habituarmos ao que é nosso, e não sermos felizes com o que é nosso. Afinal, é nosso! Faz parte de nós, qual é razão de tanta descriminação a isso mesmo? Porquê a constante admiração ao que não é nosso, e, principalmente, à perfeição? A busca constante pela perfeição é completamente ridícula, pois qualquer pessoa normal sabe que é uma busca sem sucesso.
Só gostava de poder pedir a todo o mundo que abrisse os olhos para a realidade, e parasse de uma vez por todas de admirar o impossível de existir, que parasse de uma vez por todas de admirar a perfeição e de tentar construir isso mesmo, tanto como tentar encontrá-la. Os nossos olhos estão diariamente diante de coisas repletas de perfeição construída e ficcional. A maquilhagem é uma das muitas provas que a imperfeição gosta de ser camuflada pela perfeição, apesar da construção da perfeição ser levada muitas vezes à imperfeição. Algo complicado, digamos assim…
Só há uma e uma única altura em que encontramos alguém perfeito na vida. Quando nos apaixonamos. Aí sim, vemos alguém com outros olhos, poder-se-á dizer até que temos os nossos olhos vendados com uma venda que apenas nos mostra o perfeito e nunca o imperfeito; apenas as qualidades e nunca os defeitos; apenas as boas coisas e nunca as más. A perfeição - jamais a conseguiremos alcançar, a não ser aos olhos dos que nos amam.
Quando somos amados, aí sim, temos a falsa sensação de termos finalmente alcançado a tão difícil e desejada perfeição. Ama e sê amado, sentir-te-ás “perfeito”, bem como encontrarás a “perfeição”, apesar de isso não passar de uma mera ilusão.
As ilusões são boas até um certo ponto. São boas enquanto nos fazem sonhar, e dentro desses sonhos somos felizes, e por momentos conseguimos encontrar a felicidade que tanto procurávamos. O pior das ilusões, é quando elas acabam, e passamos à desilusão. A ilusão e desilusão estão definitivamente sempre relacionadas, porque depois da ilusão, vem sempre a desilusão.
Com a desilusão sofremos. Sofremos muito, e inicialmente custa-nos até a acreditar que tudo foi uma mera ilusão. Porque, de facto, a ilusão deixa-nos tão crentes de algo tão irreal, que ao nos desiludirmos caímos inteiramente de “para-quedas” na realidade, que nessa altura, para nós, anteriormente iludidos, é a irrealidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário